SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



São José do Rio Pardo poderá receber Instituto Médico Veterinário

24/06/2021

Compartilhar



Primeiros no país funcionarão em Belo Horizonte e S.José do Rio Pardo.  Desde que uma doença o levou a se aposentar precocemente, o paulista Alexandre Soares dedica toda a energia à filantropia, e encontrou na luta pela defesa dos direitos dos animais uma forte motivação. Um dos principais articuladores da elaboração da chamada “Lei Sansão”, de autoria do Deputado federal mineiro Fred Costa e sancionada em Setembro passado, Alexandre financia a construção dos primeiros Institutos Médicos Veterinários Legais no país, em Belo Horizonte e São José do Rio Pardo (SP).

À frente da ong Patas para Você, Alexandre já amparou mais de 1.200 animais, provendo a cada um deles completo atendimento veterinário – incluindo delicadas e custosas cirurgias. Ao falar sobre a importância dos IMVLs, ele usa uma analogia:

A partir dos IMVLs, será possível que animais resgatados passem por exames de corpo de delito e, se morrerem, necropsias, que ajudem a polícia a identificar se foram vítimas de maus-tratos, e punir os responsáveis. Sem eles, é como fazer cumprir a Lei Seca sem bafômetros”.

Alexandre coordenou uma campanha para que a lei levasse o nome do pitbull mineiro que teve as patas traseiras decepadas. A causa contou com o apoio de celebridades, como os atores Rodrigo Lombardi e Thaila Ayala, as modelos Adriana Lima e Laís Ribeiro, e os jogadores de futebol Daniel Alves e Kaká. A partir da sanção presidencial, quem maltratar animais estará sujeito a penas que vão de multas à reclusão por até cinco anos.


IMVL BH

Para viabilizar o projeto do instituto de Belo Horizonte, Alexandre doou R$ 300 mil, destinados à obra e à compra dos equipamentos de perícia e da ambulância veterinária – primeira na cidade. O IMVL de Belo Horizonte funcionará nas instalações do Hospital Público Veterinário.

No comando do trabalho de perícia, estará o médico veterinário Aldair Pinto, que tem pos doutorado em Patologia Investigativa. Professor universitário, Bombeiro civil, Aldair participou ativamente do resgate de animais no rompimento da barragem de Brumadinho e nos incêndios no Pantanal.


IMVL São José do Rio Pardo

O instituto da cidade paulista também contará com a coordenação técnica de Aldair Pinto, que recrutará e treinará os veterinários. A expectativa é de que o  IMVL seja instalado em área hoje ocupada pelo mini zoológico da cidade, na Ilha São Pedro, após trâmites legais.

A área de mais de 11 mil metros quadrados serve às ações de preservação e reprodução de espécies em extinção. Muitos animais resgatados nas queimadas do Pantanal foram levados para São José, onde se recuperaram dos ferimentos, e foram devolvidos a seu habitat. 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br