SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Mococa e outras cidades da região teriam aplicado doses de vacinas vencidas

02/07/2021

Compartilhar



Segundo a FOLHA DE S. PAULO pelo menos 26 mil doses da vacina AstraZeneca, vencidas, podem ter sido aplicadas em diversos postos de saúde em todo o país.

Ainda segundo a FOLHA, até dias 19 de julho as vacinas vencidas teriam sido aplicadas em 1.532 municípios Brasileiros, e traz uma lista que menciona algumas cidades de nossa micro região, sendo:

Mococa, com aplicação de três doses de vacinas vencidas;
São José do Rio Pardo, com aplicação de 10 doses de vacinas vencidas;
Tapiratiba, São Sebastião da Grama e Divinolândia com aplicação de 1 dose de vacina vencida em cada cidade
Casa Branca, com aplicação de 2 doses de vacina vencida.

Os lotes supostamente aplicados vencidos da vacina AstraZeneca são:

Número do lote Vencimento
4120Z001 29.mar
4120Z004 13.abr
4120Z005 14.abr
A maioria (70%) das doses aplicadas depois da validade é desse lote
CTMAV501 30.abr
CTMAV505 31.mai
CTMAV506 31.mai
CTMAV520 31.mai
4120Z025 4.jun

Caso você tenha recebido vacina da AstraZeneca de um dos oito lotes após a data de vencimento, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal e para receber orientações.


Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

 

O QUE DISSE CADA CIDADE

MOCOCA

DEMOCRATA tentou contato com o prefeito de Mococa, Eduardo Barison, contudo até o fechamento desta matéria ele não havia retornado o contato do jornal com alguma versão sobre os fatos ou divulgado qualquer versão.

O Silêncio do prefeito, contudo, restou superado pela atuação da Diretoria de Saúde da prefeitura de Mococa publicou o seguinte comunicado nas redes sociais:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO - VACINAÇÃO ASTRAZENECA : A Prefeitura Municipal de Mococa através do Departamento de Saúde informa que dos lotes divulgados pela reportagem da olha de São Paulo, recebeu do Ministério da Saúde 20 doses do lote CTMAV501 da vacina AstraZeneca com validade até 30/04/2021. Todas as doses foram aplicadas antes dessa data, portanto NÃO HOUVE QUALQUER APLICAÇÃO DE VACINA VENCIDA NO MUNICÍPIO”

Nem Eduardo Barison nem o Departamento de Saúde, contudo, explicaram o que te teria havido para Mococa aparecer na lista da Folha de S. Paulo.

Espera-se dos vereadores que debrucem-se sobre a questão, inclusive questionando sobre doses que teriam sido furtadas e doses que estragaram por falta de energia elétrica em prédio público que não deveria estar com as doses e, por falta de segurança, foi objeto de furto de um botijão de gás. Barison tem de dar explicações pela malversação destas doses de vacina.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

DEMOCRATA conseguiu contato com o Secretário de Saúde e Medicina Preventiva de São José do Rio Pardo, Dr. Paulo Eduardo Gonçalves Boldrin, que afirmou que na cidade nenhuma dose de vacina vencida foi aplicada, tratando-se de equívoco gerado pela diferença de datas entre a efetiva aplicação e o lançamento, feito depois, no sistema informatizado do governo. Vale dizer, São José do Rio Pardo já foi vítima de divulgação equivocada por questão semelhante, em informação do governo do estado que punha a cidade como umas das que menos teria vacinado, por conta da defasagem entre vacinação efetiva – priorizada pelo município – e os lançamentos no sistema informatizado do governo de vacinas efetivamente aplicadas. Segundo o Secretário, inclusive, a prefeitura já teria entrado em contato com as pessoas que receberam este lote, esclarecendo a situação.

TAPIRATIBA

A Prefeitura de Tapiratiba emitiu nota esclarecendo que não recebeu qualquer dose da vacina AstraZeneca vinculada aos lotes vencidos como mencionado pela Folha de S. Paulo:

“A Prefeitura de Tapiratiba, por meio da Vigilância Epidemiológica e Secretaria da Saúde, informam que não recebeu nenhum lote vencido, principalmente o lote CTMAV501 e não administrou nenhuma dose de vacina contra COVID-19 com prazo de validade vencido.
Já está em circulação nas redes sociais uma matéria na qual afirma-se que milhares de brasileiros tomaram vacina vencida contra COVID-19, onde pode pesquisar o município pretendido quantas doses vencidas foram aplicadas, os respectivos lotes e os locais de aplicação.
Com relação à Tapiratiba, a reportagem indica erroneamente que foi aplicada 1 (uma) dose após vencimento, esclarecemos que a notícia NÃO PROCEDE, uma vez que o município não recebeu nenhum imunizante com o lote mencionado e que os lotes são registrados nas carteirinhas de vacinação, e podem ser conferidos ou verificados pelo cidadão.
Esclarecemos que a Vigilância Epidemiológica, juntamente com o setor de vacinas, tem checagens e um controle bem sério com relação a validade das vacinas, assim como também em relação ao frasco fechado.
Vigilância Epidemiológica e Imunização e Diretoria de Saúde.”

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA

A Prefeitura de São Sebastião da Grama emitiu nota e publicou vídeo explicativo dizendo o seguinte:

“O Departamento Municipal de Saúde informa que recebeu 11 frascos, com 10 doses cada da vacina SARSCOV2 Biomanguinhos no dia 27 de janeiro de 2021, lote 4120Z005, com vencimento em 14 de abril de 2021.
Todas as doses foram aplicadas nos dias 27 a 29 de janeiro de 2021, em profissionais de saúde e Idosos do Lar dos Idosos Dr Antônio Anadão. Portanto dentro do prazo de validade.
Queremos ressaltar a qualidade técnica e responsabilidade da equipe da sala de vacinação, e que todos (as) gramenses se tranquilizem e continuem acreditando nas vacinas e no nosso trabalho.”

DIVINOLÂNDIA

A Prefeitura de Divinolândia divulgou nota por meio das redes sociais dizendo o seguinte:

“A Prefeitura de Divinolândia, por meio do Departamento de Saúde, informa que não houve aplicação de nenhuma dose vencida do imunizante astrazeneca em nosso município. Essa informação é falsa e o Departamento Jurídico Municipal tomará todas as providências cabíveis. Pedimos para que a população se tranquilize.”


CASA BRANCA

Também por redes sociais a Prefeitura de Casa Branca se manifestou, dizendo o seguinte:

“A Prefeitura de Casa Branca esclarece que NÃO disponibilizou vacinas vencidas no município. De dois lotes mencionados pela reportagem do jornal Folha de São Paulo, apenas um lote chegou ao município, o lote 4120Z005, foi recebido em janeiro e aplicado até fevereiro, seu prazo de validade seria 14 de abril.
O lote CTMAV505 não foi enviado para Casa Branca. Recebemos um lote com a numeração parecida o CTMAV520, que foi aplicado dentro do prazo de validade.
A Prefeitura de Casa Branca destaca que mantém um controle rigoroso em relação a qualquer imunizante oferecido no município, não disponibilizando doses vencidas.”

 

 

 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br