SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Entrevista com o Secretário de Obras sobre a alteração na coleta do lixo

21/07/2021

Compartilhar



Quando estavam tanto Secretário de Obras quanto Prefeito com Covid-19, houve um mover forte de um grupo político sobre a questão da coleta de lixo.

Percebe-se, a todo tempo, atuação em rede social buscando potencializar problemas públicos, e com o lixo não foi diferente.

Assunto sensível, tão logo recuperados, Prefeito e Secretário convocaram uma audiência pública pela internet, para discutir o assunto e ouvir a população. A audiência recebeu ampla divulgação.

Realizou-se no dia 1º de julho, na forma on-line. DEMOCRATA participou e ouviu os argumentos que foram discutidos.

Após a audiência, realizamos um pedido de entrevista que, agora, se concretizou, com o Secretário de Obras, o engenheiro Guilherme Santos, que nos respondeu algumas questões sobre a coleta de resíduo sólido urbano e suas alterações:


DEMOCRATA: quantas vezes haverá coleta de resíduo sólido urbano comum durante a semana?
GUILHERME: Serão dois dias por semana: segunda/quinta, terça/sexta, quarta/sábado

DEMOCRATA: Quantas vezes haverá coleta de resíduo reciclável durante a semana?
GUILHERME: Após implantação do novo sistema de reciclagem no município, será realizada uma coleta semanal em cada área do município, teremos pontos de coleta nos ecopontos e está sendo estudado coletas nas escolas.

DEMOCRATA: Geralmente para análise de coleta de resíduos sólidos, divide-se a cidade em regiões, a fim de unificar facilidade de acesso, roteiro a ser seguido pelo caminhão, etc. Pode nos enviar uma imagem com as regiões em que São José do Rio Pardo foi dividido para esta análise?
GUILHERME : Encaminharei em anexo as regiões e bairros de cada região. A cidade foi dívida em 4 regiões urbanas e 1 região rural

DEMOCRATA: Já temos um cronograma por bairros para ser apresentado – que dias que coleta será realizada? Pode nos enviar?
GUILHERME: Sim, será enviado nesta semana que entra ao jornal.

DEMOCRATA: Qual o volume total de resíduos sólidos urbanos coletados mensalmente por São José do Rio Pardo?
GUILHERME: Atualmente a média mensal é de 1000 toneladas

DEMOCRATA: Hoje a coleta comum passa três vezes por semana. Todos os dias recolhe-se a mesma tonelagem? Em caso contrário, que dias da semana recolhem quantas toneladas?
GUILHERME: Não. Atualmente, após estudo de 6 meses, Identificamos que os dias intermediários da coleta geralmente tem volume 50% menor do que as coletas dos dias de “ponta”, ou seja, segunda e sexta com volume parecidos, porém a quarta com volume pela metade dos outros dias, isso nos mostra que uma parcela considerável da população faz uso do serviço apenas 2 dias da semana. Atualmente o município é divido em apenas 2 regiões.

DEMOCRATA: Qual a previsão de resíduo reciclável que poderá ser retirado do aterro sanitário? Temos uma Projeção da economia em reais que isso potencialmente pode trazer para o município mensalmente?
GUILHERME: Como atualmente não existe coleta seletiva e nem separação do lixo recolhido estimamos, de acordo com os estudos gerais que podem ser obtidos facilmente na internet, que certa de 25% a 30% do volume de lixo gerado seja reciclável. Estamos sendo mais cautelosos e com uma coleta seletiva efetiva e com a adesão da população nossa estimativa 150 Ton de resíduos recicláveis sejam destinados a reciclagem. Isso gera uma economia apenas com contratos (desconsiderando a mão de obra dos coletores) de aproximadamente R$ 19.000,00, sem contar a renda gerada pela venda dos resíduos, que deverá ser destinada à cooperativa, gerando emprego e renda.

DEMOCRATA: A ideia é reativar uma Cooperativa de recicladores ou ainda uma associação. Quanto tempo deve demorar para que esse trabalho – de reciclagem – esteja efetivamente ativo?
GUILHERME: Estamos em processo de definições da cooperativa ou associação, as análises jurídicas e técnicas estão sendo definidas, estimamos que em 180 dias tudo esteja pronto para operação.

DEMOCRATA: Alguns trabalhadores da área tem apresentado resistência a trabalhar de forma cooperada ou associativa. Como a prefeitura vai lidar com isso?
GUILHERME: A equipe que está planejando o projeto de reciclagem já reuniu com antigos cooperados e todos estão muito motivados a retornar. Apoiaram a ideia de a cooperativa ter um gestor pra profissionalizar a gestão e evitar problemas que viveram no passado.
A prefeitura irá apresentar um projeto completo para os trabalhos, este projeto vai desde a estruturação de equipamentos, EPIs, uniformização e gestão da equipe, acreditamos que o alto volume irá nos proporcionar melhores vendas, assegurando assim um rendimento melhor nos trabalhos.

DEMOCRATA: Se já começarmos imediatamente com o novo roteiro, como será feita a reciclagem até que a cooperativa ou associação estejam ativos?
GUILHERME: A coleta seletiva não será feita no primeiro momento, a nova adequação do itinerário do lixo será realizada em formato de teste, nada é engessado a ponto de não voltarmos ao itinerário anterior, a mudança da coleta gerará outros ganhos para município além da coleta seletiva que deve vir após.

DEMOCRATA: A Prefeitura realizou uma audiência pública para ouvir as pessoas sobre a coleta de lixo. Como você avalia a audiência pública? Atingiu seu objetivo?
GUILHERME: A audiência foi muito positiva para nós e pessoalmente me surpreendeu, eu esperava uma resistência maior da população e falas quase unânimes contra os dois dias. Entretanto no decorrer da audiência a maioria das opiniões eram sobre a importância da coleta seletiva no município. É uma claro que com a coleta dois dias serão suficientes para o lixo úmido, quem já faz o processo de separação e atualmente entrega aos catadores do município já faz o uso de apenas dois dias para o lixo úmido, tivemos depoimentos importantes na audiência nesse sentido.
É muito importante a realização das audiências e a abertura para o munícipe expor sua opinião, pois o trabalho que fazemos reflete diretamente na vida da população, devemos sempre ouvir e procurar atender o anseio dela.

Matéria publicada na edição 1673 de DEMOCRATA, p. 5 que pode ser acessada clicando-se AQUI.
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br