Ecos da Sessão - 15a sessão ordinária da Câmara de São José do Rio Pardo
28/04/2025
A última sessão da Câmara Municipal foi bem mais rápida do que o costumeiro. Talvez por ocorrer após um longo feriado, os vereadores apresentaram poucos requerimentos e indicações. Nem as tradicionais homenagens no início da sessão ocorreram.
PAPA FRANCISCO
Como esperado os vereadores respeitaram um minuto de silêncio em razão do falecimento do Papa Francisco. No início da sessão, durante a Mensagem Motivacional Reflexiva, o vereador Fernando Gomes lamentou, com pesar, a morte do Papa Francisco e compartilhou palavras de profunda inspiração extraídas de sua encíclica Fratelli Tutti.
Em razão do falecimento do Papa, o presidente da Câmara, Rafael Kocian, lembrou uma resposta recebida pelo legislativo local em 2020, a uma Moção de Congratulações por um discurso memorável do Pontífice dirigido aos professores. Na resposta, Papa Francisco dirige uma benção a todos os vereadores da Câmara Municipal. Kocian disse que a resposta será emoldurada e fixada de forma permanente no prédio.
MELHORIAS NO TRANSPORTE
A Câmara Municipal recebeu o Projeto de Lei nº 32, que estabelece a tarifa reduzida do transporte público coletivo no Município de São José do Rio Pardo, cria o Bilhete Único Municipal e autoriza o pagamento de subsídio mensal à empresa operadora. Se aprovado, o projeto deve marcar um novo tempo no transporte público local, reduzindo o valor das tarifas e criando a integração de viagens.
O projeto foi encaminhado as comissões permanentes para avaliação e ainda deve passar por uma audiência pública antes de ser submetido à aprovação do plenário municipal.
COMBATE AO RACISMO
Durante a Ordem do Dia os vereadores apreciaram o Projeto de Lei que cria a política municipal de combate ao racismo no esporte. Denominado de “Vini Junior”, em homenagem ao atleta da seleção brasileira que constantemente é alvo de racistas, o projeto de autoria dos vereadores Marcelo Clementino e Rafael Kocian recebeu muitos elogios dos vereadores e foi aprovado por unanimidade.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL
Os vereadores também aprovaram o projeto que institui o Programa Municipal de Qualificação Profissional “FUNDAÇÃO + PROFISSIONAL”, vinculado à Fundação Educacional do município. Com objetivo de capacitar jovens e adultos para inserção ou recolocação no mercado de trabalho, o programa deve oferecer cursos em áreas como comércio, construção civil, informática, saúde, hotelaria, gastronomia e logística.
É esperado que a ação promova inclusão social e acesso à tecnologia, além de gerar oportunidades de renda.
Após muitas críticas em razão de tentar tirar vagas de jovens e destiná-las a aposentados no Programa Frente de Trabalho, desta vez a vereadora Lúcia “Cadeira Gamer” Libânio não se manifestou.
Comentários
|