SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Capela Santa Terezinha é alvo de invasão e tem portas e sacrário violados

30/04/2025

Compartilhar



A Capela Santa Terezinha, mantida pelo Mosteiro Cisterciense de São José do Rio Pardo, foi invadida na madrugada desta segunda-feira, 28 de abril, O ato de vandalismo, que gerou profunda comoção entre os monges e fiéis, resultou em diversos danos ao interior do templo religioso, incluindo a violação do sacrário, local onde são guardadas as hóstias consagradas.
Segundo o Dom Abade Paulo Celso Demartini, responsável pelo mosteiro e pela administração da Capela, os invasores entraram por uma das janelas da capela, várias das quais foram encontradas com os vidros quebrados. Embora, até o momento, não tenham sido identificados objetos furtados, o ambiente foi revirado e portas internas, inclusive a do sacrário, foram arrombadas. Destaca-se que não há, no local, objetos de valor - tão somente imagens, objetos sacramentais, vestimentas sacerdotais e documentos.
“Por ora, não notamos nada que tenham levado. Só bagunçaram tudo e estouraram portas, inclusive do sacrário”, relatou o abade, visivelmente consternado. A preocupação principal da comunidade religiosa era com a integridade das hóstias consagradas, que representam o Corpo de Cristo na tradição católica.
De acordo com os ministros extraordinários da Eucaristia, que auxiliaram na verificação, as hóstias permanecem no local e não houve aparente profanação direta ao conteúdo do sacrário. Ainda assim, o episódio foi interpretado por membros da comunidade como um sinal de desrespeito e possível tentativa de afronta à fé.
“Se foi para profanar a Santíssima Eucaristia, que Deus os converta. Isto é uma prova de que a Eucaristia é o Corpo de Cristo, por isso que alguns fazem essas coisas”, comentou o abade, em tom de pesar, mas também de esperança na conversão dos responsáveis.
A Polícia Civil já está investigando o caso. A perícia técnica deve ser acionada para identificar vestígios e possíveis impressões digitais deixadas pelos invasores. Até o momento, ninguém foi preso.

A direção do mosteiro pede orações à comunidade e reforça que a Capela Santa Terezinha permanecerá aberta para a oração dos fiéis, após os reparos necessários. "É na fé e na caridade que responderemos a esse ato. Nossa missão é rezar inclusive por aqueles que nos ferem", concluiu o abade. 



Comentários


















Leia também:


A origem da merecida comemoração do Dia Mundial do Trabalho


Conselho Municipal de Saúde visita Unidade Básica de Saúde do Cassucci


CBF comenta rumores de camisa vermelha da Seleção Brasileira


Homem de 36 anos morre após grave crise de asma na UBS Cassucci

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br