SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Jesus: guia e modelo

18/07/2021 - por Isabel Scoqui

Compartilhar




A figura de Jesus de Nazaré ainda hoje é motivo de muita polêmica. Para muitos, ele não passou de uma lenda. Existem, contudo, vários testemunhos sobre a sua vida, fora das páginas do Novo Testamento. O mais antigo de todos remonta aos anos 93/94 e se encontra nas antiguidades judaicas, de autoria de um judeu de nome Flávio Josefo.
No ano 112 o procônsul da Bitínia, Plínio, o moço, dirigiu uma carta ao imperador romano Trajano onde menciona Jesus. Depois dele, em 115, um seu quase contemporâneo de nome Tácito, falou a respeito desse homem invulgar, conhecido em sua aldeia onde morava e trabalhava como Joshua Bar Josef, seu nome em hebraico. Também o descreveu Suetônio, mais ou menos no ano 120, na obra Vida de Cláudio, bem como o Talmude judeu, com narrações dos rabinos.
No entanto, ele foi biografado pelos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Dizem-nos eles que Jesus exerceu o mesmo ofício de seu pai, o de carpinteiro. Era costume judaico que o homem dedicado a trabalhos intelectuais tivesse um modo de sobrevivência. Jesus não se casou. Todo o seu amor foi canalizado para a sua missão. Tinha para com as mulheres um sentimento extremamente delicado, tratando-as como irmãs. Naturalmente, elas retribuem, lhe oferecendo sua amizade e o acompanham. É Madalena, da cidade de Magdala; Verônica, curada de hemorragia crônica; Salomé, a mãe de dois dos Seus discípulos; Maria, Sua mãe; Marta e Maria, irmãs de Lázaro; Joana, a esposa do intendente de Cusa.
Sua natureza elevada, a ternura do seu coração ele a extravasou em doçura infinita, em poesia. Humildade, perdão, caridade, abnegação, justiça pregou em seus ensinos através de axiomas como: Aquele que se humilha, será exaltado; o que se exalta será humilhado. Perdoai e sereis perdoados. Amai os vossos inimigos. Fazei o bem aos que vos odeiam. Orai pelos que vos perseguem.
A sequência dos seus princípios era um culto puro, sem práticas exteriores, baseado nos sentimentos do coração. Sede perfeitos como vosso Pai é perfeito, é o convite que faz a todos os homens.
Em toda a História da Humanidade, houve homens que escreveram excelentes máximas. Houve também homens virtuosos, mas que nada fizeram para que a virtude tivesse continuidade no mundo. Por isso mesmo, Jesus é inigualável. Ele falou e agiu, apresentando sua doutrina em palavras e obras.
Todos os exércitos que já desfilaram por este mundo, todos os navios que já atravessaram os mares, todos os reis e rainhas que já reinaram, todos juntos não influíram tão fortemente na vida humana como o fez Jesus, esse personagem imortal.
Nosso tempo é contado a partir da data do nascimento de Jesus. Ele é o personagem histórico sobre o qual mais se escreveram livros, compuseram músicas e pintaram quadros.
Jesus nos é apresentado, pelos bons Espíritos, como o Modelo e Guia para a Humanidade. Isso porque se trata do único Espírito perfeito que esteve na Terra. Nasceu uma única vez entre nós, somente para nos lecionar a lei de amor, pois dada a Sua evolução, nada tinha a resgatar. Por essa razão, Ele é nosso Guia e nosso Modelo. Modelo porque representa o ideal, o padrão de perfeição moral que devemos buscar construir em nós. Ele é o paradigma, o referencial que temos para conduzir as nossas ações em direção ao progresso espiritual. Também é nosso Guia porque é o educador, o conselheiro, Aquele que nos conduz. Só pode ser Guia aquele que já trilhou o percurso, que o enfrentou e que, por essa razão, sabe identificar e evitar seus perigos e armadilhas, conduzindo outras pessoas com segurança.
Dessa forma, podemos aceitar sem nenhuma restrição a sua informação: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Fonte: Redação do Momento Espírita.

 



Comentários


















Leia também:


A origem da merecida comemoração do Dia Mundial do Trabalho


Conselho Municipal de Saúde visita Unidade Básica de Saúde do Cassucci


CBF comenta rumores de camisa vermelha da Seleção Brasileira


Homem de 36 anos morre após grave crise de asma na UBS Cassucci

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br