SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Os males do cigarro para a saúde bucal

14/10/2021 - por Marcelo Nogueira Russo

Compartilhar



Fumar faz mal à saúde: você provavelmente já deve estar cansado de saber disso, mas, mesmo com tantos avisos, não consegue largar o vício de jeito nenhum.

Abandonar o cigarro é, de fato, uma tarefa difícil, mas não é impossível. Existe uma lista interminável de benefícios ao parar de fumar, entre eles estão: o aumento da expectativa de vida, além da melhora da saúde do seu organismo e dos dentes.

OS MALEFÍCIOS PARA A SAÚDE BUCAL

Alterações na voz

Quando ouvimos uma pessoa com a voz grave e rouca, logo temos a impressão de que está resfriada ou que fuma. Tudo isso por que a fumaça do cigarro ressaca o trato vocal, causando irritação na mucosa do nariz, boca e laringe. Por defesa, o organismo forma um depósito de secreção ao longo das pregas vocais, provocando o tão chato pigarro. É nessa tosse que mora a consequência da irritação, favorecendo diversas alterações, além de provocar um intenso atrito e gerando lesões.

Boca seca

A saliva é a proteção do nosso universo bucal. É nela que encontramos as principais substâncias naturais que participam da limpeza da boca e do seu equilíbrio. Diminuir essa proteção aumenta os riscos de desenvolver as temidas cáries, apresentar dificuldade na mastigação, além de tornar a mucosa bucal mais sensível, provocando feridas na boca, fissuras na língua e o mau hálito.

Mau hálito

O desagradável mau hálito. Basta chegar perto de um fumante para sentir o cheiro do cigarro. Além de se alojar em todo o corpo, o odor toma conta da boca, causando o cheirinho ruim. Nesses casos, mascar chiclete não resolve, infelizmente. Os odores da fumaça inalada são soltos no momento em que a pessoa fala ou respira, causando incômodo para quem está ao lado. Além disso, o uso do cigarro misturado com uma má higiene bucal pode tornar o hálito pior e extremamente desagradável. Melhor não passar por esta situação, né?

Gengivas e dentes escuros

A nicotina, além de viciar, causa uma lista inacabável de problemas. Essa substância se acumula nas superfícies dos dentes, aderindo ao esmalte e deixando uma pigmentação escura que dificilmente conseguimos retirá-la na escovação comum, sendo necessária a remoção pelo dentista. Além disso, a nicotina acaba estimulando a produção de melanina, causando manchas acastanhadas, principalmente nas gengivas e bochechas de quem fuma. O lado bom é que podem desaparecer com o rompimento desse hábito.

Doenças periodontais

Sabemos que a principal causa dessas doenças é o acúmulo de placa bacteriana nas superfícies dos dentes. Esse problema pode acontecer em qualquer pessoa que não realiza uma higiene bucal adequada, mas pessoas que fumam acabam gerando mais concentração de placa do que as que não fumam. O cigarro interfere no meio ambiente bucal com a presença de inúmeras substâncias liberadas, além do aumento da temperatura. Todas as bactérias presentes nessa placa são mais agressivas, causando formas mais graves de doença periodontal. Essa gravidade está associada à duração e quantidade de cigarros fumados durante o dia. E você sabe que doenças periodontais podem levar à perda de dentes, não é? Não deixe a situação chegar a esse extremo.

Câncer Bucal

Quando falamos de cigarro é inevitável não tocar neste assunto. Mas não podemos negar que o tabagismo está associado aos cânceres de lábio, faringe, laringe, esôfago, pulmão e, dependendo do tipo e da quantidade usada, pode ter grandes chances de desenvolver o câncer de boca. Se a pessoa deixa de fumar esse risco diminui, mas só após dez anos sem cigarros o risco de sofrer câncer de boca passa a ser igual ao de quem nunca fumou. Através de um autoexame podemos identificar lesões, mudança de cor na mucosa bucal, manchas que não desaparecem, feridas que não cicatrizam em 20 ou 30 dias, inchaços, caroços ou ínguas no pescoço. 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br