SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Avanço inédito

19/12/2023

Compartilhar



Ao assegurar o transporte coletivo urbano gratuito aos domingos o prefeito Marcio Callegari Zanetti mostrou que é possível administrar uma cidade de forma a melhorar a vida das pessoas.

Por décadas vemos alguns políticos fazer fortunas pessoais, enquanto a cidade vai empobrecendo. E isso não é só em São José do Rio Pardo, o fenômeno acontece em todo o país, principalmente em cidades ou regiões que viveram sob o látego de um “coroné” que se perpetue no poder.

O transporte coletivo gratuito aos domingos representa muito mais do que pode parecer a princípio.

Os cidadãos da classe A e B, os que não se valem de serviços públicos como transporte, educação, segurança e saúde (recorrem a serviços privados) não notarão qualquer diferença.

Estes, sempre que precisam, são atendidos em convênios médicos, seus filhos estudam em escolas particulares, valem-se de transporte particular, próprio e valem-se de empresas privadas de monitoramento e/ou segurança.

Mas para a grande massa de trabalhadores, muitas vezes a utilização do serviço de transporte público acarreta gastos que não podem ser suportados.

Por exemplo, em São José do Rio Pardo uma família de pai, mãe e dois irmãos que queiram participar das atividades culturais no centro da cidade, que queiram participar de atividades religiosas distante de onde moram ou mesmo visitar parentes e amigos, o gasto seria de R$ 44 por semana. R$ 220 em um mês de cinco semanas.

O valor de uma cesta básica simples, ou de parte de uma mais completa, certamente pesa no orçamento familiar.

Equivale aproximadamente 17% do valor do salário mínimo. Quando o poder público municipal consegue fornecer saúde de qualidade, ajuda as famílias, principalmente as mais humildes, que podem cuidar da saúde sem custos. Mesmo se diga quando a prefeitura consegue distribuir medicamentos de forma gratuita.

Esses valores, economizados dos salários dos trabalhadores, das famílias, são fundamentais para permitir uma melhor qualidade de vida.

Pode-se dizer o mesmo da educação. São José do Rio Pardo tem conseguido distribuir uniformes escolares e material escolar a todos os alunos da rede pública municipal. E isso tem ajudado muito centenas de famílias.
A atuação da Guarda Civil Municipal aumenta a sensação de segurança na cidade, mais uma vez melhorando a qualidade de vida para os cidadãos.

O transporte coletivo urbano gratuito aos domingos entra para este rol de benefícios que podem ser concedidos aos cidadãos por uma cidade bem administrada.

O impacto na vida privada das famílias, principalmente das mais carentes e das que moram em bairros mais afastados do centro, é enorme.

Mas não é só isso. Observem os leitores que, com mais horários e linhas, muitos que se locomoveriam aos domingos com veículos particulares, próprios ou de prestadores de serviços, poderão usar o serviço público, não só economizando, mas poupando o trânsito da cidade.

Publicado na edição 1800 de 17 de dezembro de 2023, pág. 3
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br