SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Quantidade de ‘Drogas K’ apreendida em 2023 é 11 vezes maior do que em 2022

22/12/2023

Compartilhar



O aumento é reflexo do trabalho de inteligência do Denarc da Polícia Civil para localizar as centrais de abastecimento do tráfico

Entre janeiro e 01 de dezembro, o Departamento de Investigação sobre Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo apreendeu mais de 133,6 kg das ‘Drogas K’, popularmente conhecida como maconha sintética, K2, K4, K9 ou Spice. O número é mais de onze vezes maior do que o total apreendido em 2022 pelo Denarc. No ano passado, o departamento apreendeu 11,6 kg.

O delegado divisionário do Denarc, Carlos Castiglioni explica que o aumento das apreensões foi em razão de uma mudança no foco das investigações. A polícia passou a focar nas centrais de abastecimentos, conhecidas como “Casas Bombas”. Os locais servem como depósitos clandestinos de diferentes tipos de drogas.

“Começamos a localizar e tivemos um sucesso muito grande na apreensão das drogas. Só em agosto, em três dias, apreendemos 1kg. Então, incentivar o combate às centrais de abastecimento vem surtindo efeito”, afirma.

Apesar da quantidade de ‘Drogas K’ apreendida ainda ser menor na comparação com outros tipos de droga, o delegado explica que há dois fatores que interferem. O primeiro é de que esse tipo de droga é relativamente novo. O segundo é que mesmo que a quantia for pequena, ela é muito potente.
“É uma droga que em pouquíssima quantidade, com um grama, uma pessoa já consegue se drogar”.

O delegado alerta ainda que as ‘Drogas K’ são consideradas ainda uma droga experimental, por isso a fórmula dela é sempre alterada, o que representa um perigo constante para o usuário.

“Quem produz coloca o que vem na cabeça, a produção é muito amadora e perigosa”.


Apreensão de outras drogas


Em paralelo ao combate às ‘Drogas K’, a Polícia Civil continua com o trabalho de inteligência focado em outras drogas. Só em julho deste ano, o Denarc bateu recorde na apreensão de maconha. Mais de 12 toneladas foram apreendidas em todo o estado. A quantidade é 3 vezes maior do que se comparado a julho de 2022.

Até o dia 01 de dezembro, foram mais de 31 toneladas desse tipo de droga apreendida. Já cocaína a quantidade é de 6,8 toneladas e crack de 155,6 kg.

Ela tem efeitos que podem ser realmente um risco não só para quem usa, mas também para outras pessoas que estão em contato com esse indivíduo, que pode se tornar agressivo. As drogas K são perigosas, e quando chamamos de maconha ela ganha um potencial menor. Você não ouve falar em overdose de maconha, por exemplo”, afirma Fernanda Bono Fukushima, professora e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Cannabis (NEICANN) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

As chamadas drogas K surgiram em laboratórios e têm como base os canabinoides sintéticos.

A explicação é complexa, mas em suma quer dizer que o canabinoide feito em laboratório se liga ao mesmo receptor do cérebro que a maconha comum, mas em uma potência até 100 vezes maior.

O governo de São Paulo diz que os efeitos da droga podem ser piores do que o crack.

Em nossa região, segundo levantamento feito pelo DEMOCRATA, esta droga ainda não tem sido apreendida.

São Paulo é o trabalho que dá certo!

Em seu primeiro ano de gestão, o governo do Estado de São Paulo fortaleceu sua missão de promover serviços de qualidade à população, guiado por pilares como o desenvolvimento, o diálogo e a garantia de dignidade para as pessoas.

No período, foram concluídas 2.740 obras, que incluem 18.400 moradias e a recuperação de 6.400 km de rodovias. Na educação, 848 escolas foram reformadas, e 25 creches foram inauguradas.

Na saúde, foram abertos 1.500 leitos, equivalente a sete hospitais, e realizadas 1 milhão de cirurgias eletivas.

Na segurança, todos os índices de produtividade policial registraram melhorias em relação a 2022, com aumentos de 17% na apreensão de drogas, 11% de armas, 9% de veículos e 5,4% de prisões. Além disso, 25 unidades do Poupatempo passaram a atender mais 1,2 milhão de pessoas mensalmente.

Entre tantas conquistas, somou-se a aprovação da desestatização da Sabesp, que será fundamental para antecipar a universalização do saneamento e a expansão do acesso à água, coleta e tratamento de esgoto para toda a população de São Paulo.

Publicado na edição 1800 de 17 de dezembro de 2023, pág. 8
 



Comentários


















Leia também:

Religião
Cardeal Dom Orani Tempesta escreve texto inspirado: Domino Gaudete

Fé Calvinista
Reverendo Jonatas Outeiro escreve: Distorção do sentido do natal

Opinião
Paula Winitski escreve essa semana um lindo texto sobre natal: O Natal é Jesus!

Fitness
Educadora física Cristiane Zanetti escreve: Como praticar exercício em casa

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br