SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Espetáculo "Ir e Vir: Cidadão Vigilante" chega a São José do Rio Pardo

23/04/2025

Compartilhar



Voltado para crianças entre 6 e 12 anos, a peça “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, uma iniciativa da Companhia de Teatro Parafernália, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Renovias Concessionária, chega a São José do Rio Pardo (SP) no dia 25 de abril.

O espetáculo será apresentado na EMEB Zelia Maria Zanetti na sexta-feira, às 10h e às 13h15. O evento é gratuito e a classificação é livre.

O espetáculo tem o objetivo de conscientizar o público infantojuvenil sobre a importância da Mobilidade Urbana e da Sustentabilidade. A peça irá percorrer 16 cidades, com 40 apresentações pelo interior do estado. A expectativa é a de atender cerca de oito mil pessoas em 2025.

A peça tem duração de 40 minutos e busca, por meio de uma linguagem simples, se aproximar do universo das crianças. Elas vão aprender enquanto brincam com os personagens”, explica o coordenador do projeto Caminhos em Cena e ator, João Paulo Vital.

A história
O espetáculo conta a história de Gael (interpretado por Vinícius Rodrigues), Valentina (Jéssica Frizão) e Lucas (João Paulo Vital) que partem em uma aventura em busca de respostas sobre como as crianças podem contribuir na segurança do trânsito. Com a ajuda de Irevinda (Joyce Pontes), Senhor Semáforo e Coninho, eles exploram o mundo virtual do jogo Ir e Vir em busca de um prêmio especial. A peça destaca temas de cidadania e segurança de forma divertida para o público.


"Ir e Vir: Cidadão Vigilante" faz parte do projeto Caminhos em Cena, com texto de autoria de Almir Pugina e direção de Alexandre Souzah. “Convidamos os pais e responsáveis a incentivarem as crianças e adolescentes a participarem das apresentações do espetáculo, seja em escolas ou teatros. A arte, a cultura e a educação são verdadeiros agentes transformadores, e todos que assistirem ao espetáculo com certeza se tornarão cidadãos mais conscientes e vigilantes”, destaca a atriz, gestora cultural e coordenadora executiva da Cia. de Teatro Parafernália, Andréia Nunes.


Também serão distribuídas cerca de oito mil cartilhas educativas contendo jogos, brincadeiras e informações sobre Educação no Trânsito, Inclusão Social e Mobilidade Urbana, além de um adesivo. O projeto Caminhos em Cena atende os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro e 11 que estabelecem uma Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Confira a agenda do espetáculo:

São José do Rio Pardo (SP)
Data: 25/04/2025
Horário: 10h e 13h15
Local: EMEB Zelia Maria Zanetti
Endereço: Rua Rodrigo Fernandes da Silva, 664, Vila Verde - São José do Rio Pardo (SP)

Estiva Gerbi (SP)
Data: 08/05/2025
Horário: 9h50 e 13h
Local: Centro Educacional Alberto de Souza
Endereço: Av. Ângelo Zanco, 823 - Centro, Estiva Gerbi (SP)

Aguaí (SP)
Data: 27/05/2025
Horário: 9h e 14h
Local: CEMEIA (Complexo de Educação Municipal de Ensino Integral de AguaÍ)
Endereço: Rua Sete de Setembro, 256 - Centro, Aguaí (SP)

Jaguariúna (SP)
Data: 29 e 30/05/2025
Horário: 9h e 14h
Local: Teatro Municipal Dona Zenaide
Endereço: Rua Alfredo Bueno, 1151 - Centro, Jaguariúna (SP)

Sobre a Renovias: A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km. A concessionária administra as rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo e Artesp.
 

Sobre a Cia de Teatro Parafernália: Com mais de 30 anos de experiência, a Cia de Teatro Parafernália é conhecida por suas produções teatrais que mesclam entretenimento e reflexão sobre questões sociais e ambientais. Com uma equipe talentosa e dedicada, a companhia busca utilizar a arte como ferramenta de transformação e conscientização. Com sede em Mogi Guaçu, realiza durante todo o ano apresentações teatrais gratuitas em quase todo Brasil. 



Comentários


















Leia também:


A origem da merecida comemoração do Dia Mundial do Trabalho


Conselho Municipal de Saúde visita Unidade Básica de Saúde do Cassucci


CBF comenta rumores de camisa vermelha da Seleção Brasileira


Capela Santa Terezinha é alvo de invasão e tem portas e sacrário violados

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br