SÃO JOSÉ DO RIO PARDO E REGIÃO – ANO 36



Jonatas Outeiro escreve: A Promessa do Descanso Eterno mediante o Evangelho!

27/04/2025

Compartilhar



Durante a nossa vida somos duramente assolados por momentos de cansaço, desânimo, esgotamento físico e emocional. Estes são sinais de que algo dentro de nós está pedindo atenção. Eles podem surgir por vários motivos: excesso de trabalho, preocupações constantes, falta de descanso adequado, ou até mesmo por questões emocionais profundas. O tema central do capítulo quatro, da Carta aos Hebreus é o descanso eterno prometido aos servos de Deus e a importância de entrarmos neste descanso, não por nossos méritos, mas pela fé em Cristo Jesus. Em Jesus encontramos alívio e descanso das cargas deste mundo, conforme ele mesmo nos diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt.11.28)

O Descanso eterno é prometido mediante o aviso do Evangelho. Recebemos um aviso solene e um convite ao descanso espiritual que Deus oferece. Este convite, traz-nos a ideia de reverencia e temor de Deus ao considerarmos a grandiosidade de tais promessas divinas, conforme as palavras de Hebreus 4.1: “Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado.” Como crentes em Cristo, temos a responsabilidade de aproveitar a oferta que Deus nos faz de nos dar descanso. A situação apresentada neste versículo é séria e urgente pois é possível que por desinteresse ou desobediência, alguns fiquem fora do descanso. O descanso oferecido não é apenas o fim das nossas tarefas cotidianas, mas uma condição de paz e segurança que Deus proporciona para os que creem. Percebemos, portanto, um chamado à vigilância espiritual, pois as bençãos de Deus não podem ser vividas e desfrutadas de forma leviana.

Por essa causa, Hebreus 4.2 nos adverte: “Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.” Este versículo aponta para a importância da mensagem do Evangelho. Tanto os judeus, como os cristãos hebreus foram evangelizados. Todos, judeus e gentios, que era o modo como os judeus tratavam os demais povos da terra, receberam as mensagens de boas-novas, salvação e esperança. O problema aqui enfatizado versa sobre o fato de que os israelitas ouviram a Palavra do Evangelho, mas não deram crédito a ela. Não receberam a Palavra de Deus pela fé! Não acataram o Evangelho como a verdadeira Palavra de Deus. Menosprezaram o Evangelho, resistiram à Palavra de Deus. Por isso, ficaram de fora do descanso da Terra Prometida, conforme as promessas feitas por Deus aos israelitas no Antigo Testamento. Hoje, da mesma forma, todos o que tem a mesma atitude de rejeição, descrédito e desacato à palavra do Evangelho, ficarão de fora do descanso eterno prometido por Jesus Cristo.

Aqui está a diferença entre a perseverança e a apostasia. Os que se afastam de Deus, são os que não levam a Palavra dele a sério. Os que perseveram na fé são os que creem e agem em conformidade com o ensino das Escrituras. Quem aceita a Palavra de Deus com humildade, submissão e temor estará eternamente seguro, garantido no descanso eterno! Porém, corremos um sério risco, e um grave perigo de tratarmos a Palavra de Deus como se fossem meras palavras de homens. A pregação da Palavra de Deus somente será efetiva se os seus ouvintes a receberem com uma fé viva e ativa. A fé uma resposta prática a pregação genuína do Evangelho, é um chamado à ação e confiança nas promessas do Senhor.
Assim, pela fé na palavra do Evangelho, podemos encontrar conforto e consolo, que nos ajuda a descansar nos momentos de cansaço, desânimo, esgotamento físico e emocional.  

Publicado na edição 1869 de 26 de abril de 2025



Comentários


















Leia também:


A origem da merecida comemoração do Dia Mundial do Trabalho


Conselho Municipal de Saúde visita Unidade Básica de Saúde do Cassucci


CBF comenta rumores de camisa vermelha da Seleção Brasileira


Capela Santa Terezinha é alvo de invasão e tem portas e sacrário violados

Mais notícias…




Jornal Democrata
São José do Rio Pardo e Região
Whats 19 98963-2498
Tel.: 19 3608-5040

Siga-nos nas Redes Sociais

contato@jornaldemocrata.com.br