Pamela Zanardo: Aspectos Nutricionais no Tratamento da Osteomalácia
17/05/2025
A osteomalácia é uma condição metabólica caracterizada pela baixa mineralização óssea em adultos, propiciando ossos enfraquecidos e propensos a fraturas com mais facilidade, causada pela deficiência de cálcio, fósforo e da vitamina D, por fatores que diminuem a absorção da vitamina D como alguns medicamentos, problemas na absorção intestinal e baixa exposição à luz solar.
Entre idosos, é muito comum ocorrer a presença da osteomalácia com a osteoporose devido a falta de vitamina D e diminuição na densidade óssea.
As principais manifestações clínicas para esta condição é dor óssea, desconforto na região do quadril, fraqueza muscular, fraturas incomuns e dosagem baixa de vitamina D.
O diagnóstico é realizado através de exames de sangue e densitometria óssea para verificar a densidade e a mineralização dos ossos.
O tratamento vai depender da causa da doença que irá sempre ser diagnosticada por um médico especialista, o ortopedista.
Além do tratamento farmacológico, a nutrição tem papel fundamental para alinhar os nutrientes deficientes a fim de garantir absorção das vitaminas e minerais para evitar maiores perdas e desmineralização óssea.
Portanto, a partir dos sintomas e desconforto procure um atendimento médico e o acompanhamento nutricional com um nutricionista para planejar da melhor forma todo o plano dietético no tratamento da osteomalácia.
A alimentação deve contemplar:
- Alimentos ricos em vitamina D: ovos, atum, salmão;
- Alimentos ricos em cálcio: ovo, brócolis, leite e derivados desnatados, couve, couve-flor, amêndoas, sardinha, espinafre;
- Alimentos ricos em fosforo: Aveia, queijo, ovos, leite, couve.
- Exposição solar por 15 minutos diariamente, antes das 10 da manhã ou após as 16h.
Evitar:
- Consumir alimentos ricos em cálcio e ferro na mesma refeição, para evitar a não absorção do cálcio;
- Frituras;
- Embutidos como presunto, mortadela, salame;
- Carnes gordurosas, pele de frango;
- Refrigerantes a base de cola, chá preto, chá mate e guaraná natural pois dificultam a absorção de cálcio ;
- Bebidas alcoólicas;
Pamela Bueno Zanardo é nutricionista (CRN3-35316) pela Universidade Nove de Julho/SP. Tem formação executiva em controle de qualidade dos alimentos e produção pela Universidade Nove de Julho, sendo especialista em nutrição clínica: metabolismo, prática e terapia nutricional pela Universidade Gama Filho/RJ. É Nutricionista Clínica no Hospital Santa Helena, Santo André-SP. Email: pamelazanardo@hotmail.com
Comentários
|
|
|